domingo, 24 de janeiro de 2016

Filipenses 3.13-14 - Deus pode mudar sua história [para melhor]


MAIS QUE LEITORES, PRATICANTES... | “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” - Filipenses 3.13,14 (Almeida, Revista e Atualizada – SBB).

Nenhuma orientação bíblica tem o objetivo de prejudicar os cristãos. Assim sendo, se praticamos os conselhos que lemos nas páginas de Bíblia, cuidando de entender os contextos e o texto, não há outro resultado do que o de ser uma pessoa abençoada por Deus. Faça isso, e permitirá que Deus mude a sua história para melhor. Leia as Escrituras Sagradas; pratique os ensinamentos de Cristo; e seja feliz.

Mesmo lendo-a e praticando-a, poderão acontecer contrariedades em seu viver. Apesar disso, continue, mantenha a disposição de ser crente obediente ao Senhor, pois ao final da caminhada você receberá um galardão, “o prêmio da soberana vocação”.

E.A.G.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Agradecidos


"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos" - Colossenses 3.15.

BÊNÇÃOS DIVINAS PARA VOCÊ | Muitas vezes a bênção que Deus nos dá é imperceptível como o oxigênio - não é palpável, não é visível, não tem cheiro algum, não tem cor, não tem peso e nem preço. Mas como precisamos do ar para viver, se ele não estiver presente nos lugares em que estivermos, logo sentimos a sua falta. 

Então, aproveite o minuto seguinte em que ler esta reflexão para agradecer a Deus. Seja agradecido, ou agradecida, pelo oxigênio e todos as outras bênçãos que possui mas não percebe que as tem.

E.A.G.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O amor não aprisiona


O AMOR NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO, de sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Romanos 13.10). Quem ama de verdade não aprisiona, liberta, faz tão bem para a outra pessoa que provoca nela o desejo forte de querer ficar sempre por perto, voluntariamente. 

E.A.G.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Evidências de fé


A evidência da fé é a obediência. Aquelas pessoas que dizem crer em Deus mas, ainda, em algumas áreas de suas vidas não vivem de acordo com os ensinamentos bíblicos, possuem uma fé que carece de crescimento, ou são apenas gente religiosa.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Jeremias 17.5: Maldito o homem que confia no homem


Muitas vezes, o leitor da Bíblia lê esta passagem sem levar em conta que Deus está dizendo que não devemos confiar em nossas próprias capacidades, porque somos limitados.

Nesta advertência, o contexto do capítulo 17 do livro de Jeremias apresenta a seguinte situação:

• não é o Senhor que amaldiçoa;

• o orgulho manifesta-se como um sentimento de autossuficiência, sentimento este aparentemente inofensivo;

• por iniciativa própria, sem pressão de terceiros, o ser humano soberbo ignora as orientações do Senhor e se afasta das bênçãos divinas e afastado delas dá espaço para que a maldição o destrua. 

Não é por acaso que o apóstolo Paulo recomenda a estar cheio do Espírito Santo (Efésios 5.17). 

E.A.G.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

"Vá com Deus"

"Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus, e lhe disseram: O lugar é deserto e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes vós mesmo de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes" - Mateus 14.14-17.

Infelizmente, nos dias atuais, existe muitos líderes imitando a atitude dos discípulos e não a iniciativa acolhedora de Jesus Cristo. Conheço pessoalmente os dois exemplos.

Se o problema é difícil de resolver, dizem ao indivíduo portador do problema "vá com Deus" ao invés de buscar a solução e abençoá-lo por intermédio de seu ministério. Mas, não sou alguém tão pessimista. Sei que existe, e continuará a existir também muitos pastores que são verdadeiros instrumentos de Deus!

[O conteúdo desta página é um artigo em desenvolvimento].

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Observando e aproveitando o que há de bom

"Ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom" - 1 Tessalonicenses 5.21 (NVI).

Observe tudo, retenha para você o que é bom: o que é verdade, o que é nobre, o que é correto, o que for puro, o que for amável, o que for de boa fama. Mas só aproveitem se houver algo de excelente ou digno nessas coisas ou situações (Filipenses 4.8).

A nossa vida é uma eterna escola. A cada instante Deus nos abraça como nosso Pai celeste, nos acolhe como nosso melhor  amigo e nos dá aulas como nosso mestre. Mas apenas quem está atento às coisas espirituais percebe o agir do Senhor ao seu redor. É exatamente como está escrito na passagem bíblica: "Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam" - Isaías 64.4.

Observando o entorno da vida que levo, aprendo que o tempo de espera existe para nos ensinar a ter paciência; em algumas vezes, deixar de ganhar significa receber um enorme livramento; as adversidades surgem para nos moldar ao molde das dimensões espirituais; o silêncio do Senhor também é uma resposta importante; e, ser uma pessoa vitoriosa é característica de quem é persistente.

Postagem paralela: Aretha Franklin - Oh Happy Days (tradução)

E.A.G.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Gênesis 39.2.20 - José do Egito, tentado e caluniado

Gênesis 39.2-20

"2 O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. 3 Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, 4 agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. 

5 Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. 6 Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. 

José era atraente e de boa aparência, 7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo!" 8 Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. 9 Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?" 10 Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.

11 Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. 12 Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo! " Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. 13 Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão, 14 chamou os empregados e lhes disse: "Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei. 15 Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa". 

16 Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse em casa. 17 Então repetiu-lhe a história: "Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar. 18 Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu'. 19 Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado. 20 a Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei."

__________

Texto bíblico na tradução Nova Versão Internacional - NVI (Editora Vida).