quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bem-aventurado é...

O que despreza ao seu companheiro peca, mas o que se compadece dos humildes é bem aventurado - Provérbios 14.21.

Não é de bom alvitre desprezar ninguém, seja por motivo de cor, etnia, credo ou classe social porque Deus não julga as pessoas se baseando nestas características. Ele observa a fé que temos no coração.

Provérbios 11.12, na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, afirma ser uma tolice agir de maneira discriminatória. Deus criou tanto os ricos quanto os pobres à sua imagem (Jó 31.15; Tiago 3.9).

Preconceituosamente há quem diga que os pobres são pobres porque são amigos do ócio. Outros, presos ao sentimento de perseguição, dizem que a pobreza existe porque os ricos controlam o sistema. Mas o livro de Provérbios apresenta um ponto de vista equilibrado sobre o dinheiro e seu significado.

Uma das mais importantes funções do dinheiro é possibilitar a expressão do amor.

É verdadeiramente feliz quem tem a possibilidade de tratar bem os necessitados, quem possui bons olhos, vê com benevolência e compaixão e age generosamente. Quem usa de misericórdia, revelando o amor de Deus, honra ao Criador.

Evitar o mal produz um enorme estado de alegria, grande sensação de bem-estar, é uma bênção reservada aos que reverenciam ao Senhor cumprindo a Sua vontade.

Existem várias maneiras de demonstrar bondade ao semelhante:

• Ao alimentar os famintos – Provérbios 22.9;

• Ao emprestar – Provérbios 28.8;

• Ao defender o direito dos oprimidos – Provérbios 31.9.

Quem faz essas coisas agrada a Deus e tem a promessa que nada lhe faltará (Provérbios 14.31; 17.5).

Jesus Cristo, Mateus 25.40, ensinando que é um grande pecado faltar com o exercício do amor verdadeiro, disse que quem faz o bem aos necessitados faz a Ele próprio.

E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário